É fácil reconhecer a complexidade acrescida do nível B2 de espanhol da ILA, especialmente quando se trata da estrutura das frases, de texto e de diálogo que compõem a base deste programa de aprendizagem.
Algumas pessoas vão ficar um pouco intimidadas com o aumento da complexidade do nível B2, mas é importante lembrar que o programa da ILA o põe a trabalhar na aprendizagem e desenvolvimento das suas capacidades linguísticas em espanhol de uma forma estratégica – e quase de imediato, depois de entrar nesses elementos mais complexos da língua, irá reconhecer que afinal não era assim tão intimidante, e que agora já tem um domínio e uma compreensão do espanhol muito maior do que tinha imaginado.
O desafio não será aprender apenas estruturas de texto e de diálogos mais complexas. Será também aprender um grande número de novos vocábulos. A intenção é que realmente mergulhe no mundo do espanhol e empurrá-lo para fora da sua zona de conforto e expandir as suas capacidades para além dos seus limites para que simultaneamente possa conseguir um melhor controlo da linguagem.
De vez em quando irá ter a sensação que o nível B2 de espanhol é mais complicado do que tinha pensado e vai sentir a sua cabeça à roda. No entanto, com um pouco de perseverança irá ser capaz de entrar nos campos mais complexos com as bases fundamentais que já desenvolveu nos níveis anteriores de espanhol na ILA. O resultado será uma descoberta após outra no seu caminho para a fluência plena em espanhol.
Quando concluir o nível B2 de espanhol, irá ser capaz de criar novos textos ou delinear descrições detalhadas de uma grande variedade de temas e tópicos. Irá ser capaz de puxar do seu novo vocabulário para concretizar essas ideias e esses conceitos, será capaz de analisar novos elementos de vocabulário a partir do contexto de conversas e textos que irá ler em espanhol, e vai ver a evolução das suas capacidades a melhorar muito mais depressa do que alguma vez tinha pensado ser possível.
No nível B2 é quando vai realmente começar a ver os seus “superpoderes” em espanhol a desenvolverem-se. A capacidade de interagir com espontaneidade com indivíduos nativos de língua espanhola vai ser muito mais fácil do que alguma foi no passado, e vai achar que não está a pensar nas palavras certas ou na forma gramatical correta para a conversa, mas em vez disso vai ficar surpreendido porque tudo vai estar realmente presente e vai ser capaz de se mover na conversa com facilidade.
Para além disso, também vai descobrir que dá quase tanto trabalho como no passado, ouvir a televisão ou ver filmes, ler relatórios, prosa, e qualquer outro texto em espanhol, ou interagir completamente em Espanhol – mesmo que às vezes não tenha a certeza do vocabulário específico com que se irá deparar ao longo do processo.
A fluência está ao virar da esquina na altura em que terminar o nível B2. As conversas, a escrita e a leitura vão fluir, e sentirá uma alegria em vez de uma dificuldade, e daqui em diante as suas aulas de espanhol vão ser predominantemente focadas em expandir as capacidades que já tem em vez de estar a aprender novas regras, ou a encontrar o seu caminho nos meandros da língua espanhola.
Este é o nível onde encontrará o caminho para começar a exercer o seu domínio da língua espanhola, e em que vai sentir que o espanhol é de fato a sua segunda língua.
EMPRESAS Espanhol B2
RESUMO
Aprendizagem de espanhol intermédio alto para negócios, de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.
OBJECTIVO GERAL
- Ler e perceber a maior parte das notícias nos meios de comunicação.
- Conversar com fluência e espontaneidade.
- Tomar parte ativa numa discussão em contextos conhecidos.
- Falar de forma clara e pormenorizada sobre assuntos relacionados com áreas de interesse.
- Falar sobre vantagens e desvantagens de determinada opção.
- Escrever um texto claro e pormenorizado sobre assuntos de interesse.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
- Comunicar com um certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes nativos.
- Ser capaz de se exprimir de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade sabendo argumentar sobre as vantagens e desvantagens de várias possibilidades.
PROGRAMA DO CURSO
- Competências de comunicação e vocabulário
- Tarefas e atividades de um dia de trabalho
- Fazer recomendações
- Ofertas e solicitações de emprego: anúncios, o CV, escrever um carta de motivação
- Lidar com situações: convites, apresentações, saudações e despedidas
- Pedir coisas, ações ou favores
- Preparar uma sessão de negociação, preparar táticas e argumentos para alcançar metas
- Pedir e dar permissão
- Falar de horários
- Falar de intenções e projetos
- Falar de experiências e valorizá-las
- Participar numa reunião de forma ativa, defendendo uma posição e procurar um acordo
- Argumentar e debater
- Informação sobre os vários setores de economia
- Vocabulário sobre importação e exportação
- O processo de criação de uma empresa
- Vocabulário para descrever um projeto empresarial
- Falar sobre remunerações e salário
- Vocabulário sobre o processo de produção
- Gramática
- Uso do “pretérito indefinido, pretérito imperfecto y pretérito pluscuamperfecto”
- Voz passiva
- “El pretérito perfecto de subjuntivo”
- Quantificadores
- O subjuntivo com expressões que indicam reações e sentimentos
- “El pretérito indefinido, pretérito imperfecto y pretérito perfecto”
- Tempos do subjuntivo com expressões que indicam valorização
- “Pretérito pluscuamperfecto” do subjuntivo
- Orações concessivas
- Orações condicionais
- Orações adversativas
- Orações causais
- Orações temporais
- O gerúndio
- O futuro perfeito
- Discurso indireto
- A passiva reflexiva
- O modo nas orações relativas
- O subjuntivo com verbos de câmbio
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos de espanhol, por motivos pessoais, mas especialmente por motivos profissionais.
ABORDAGEM E METODOLOGIA
Aulas presenciais nas empresas ou na nossa escola e também via Skype.
No início é efetuado um teste de nível da língua que se pretende estudar. Depois de se aferir o nível, adapta-se o programa às suas necessidades.
A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.
Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).
O professor é sempre bilingue ou nativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:
- Domínio dos assuntos
- Uso de vocabulário
- Fonética/pronunciação
- Progressão
- Participação/motivação
- Trabalhos extras
- Leitura
- Compreensão oral
- Escrita
- Gramática
- Testes de avaliação
De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.
No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.
GERAL Espanhol B2
RESUMO
Aprendizagem de espanhol intermédio alto de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.
OBJECTIVO GERAL
- Ler e perceber a maior parte das notícias nos meios de comunicação.
- Conversar com fluência e espontaneidade.
- Tomar parte ativa numa discussão em contextos conhecidos.
- Falar de forma clara e pormenorizada sobre assuntos relacionados com áreas de interesse.
- Falar sobre vantagens e desvantagens de determinada opção.
- Escrever um texto claro e pormenorizado sobre assuntos de interesse.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
- Comunicar com um certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes nativos.
- Ser capaz de se exprimir de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade sabendo argumentar sobre as vantagens e desvantagens de várias possibilidades.
PROGRAMA DO CURSO
- Competências de comunicação e vocabulário
- Apresentar-se e apresentar alguém
- Cumprimentar e responder a um cumprimento
- Identificar alguém dentro de um grupo
- Dar conselhos
- Expressar empatia
- Expressar obrigação, proibição e necessidade
- Expressar possibilidade
- Expressar gostos e sentimentos
- Oferecer ajuda
- Pedir algo, um serviço ou uma informação
- Agradecer e responder a um agradecimento
- Concordar e discordar
- Expressar desejos, desilusão, deceção, surpresa, preferências
- Iniciar e concluir um discurso
- Dar opinião ou expressar indiferença
- Perguntar e responder sobre recordações e esquecimentos
- Falar sobre possibilidades e hipóteses
- Dar instruções
- Advertir para um perigo
- Fazer comparações
- Expressar planos e intenções
- Dar e pedir informação numa entrevista de trabalho
- Expressar obrigação e necessidade
- Referir-se a uma ação realizada no passado
- Propor e sugerir uma atividade
- Aceitar ou recusar uma proposta
- Falar sobre viagens
- Caracter e conduta
- Qualidades pessoais
- Marcadores para iniciar um discurso
- Saúde, nutrição e grupos alimentares
- Os meios de comunicação
- Gramática
- Uso do “pretérito indefinido, pretérito imperfecto y pretérito pluscuamperfecto”
- Voz passiva
- “El pretérito perfecto de subjuntivo”
- Quantificadores
- O subjuntivo com expressões que indicam reações e sentimentos
- “El pretérito indefinido, pretérito imperfecto y pretérito perfecto”
- Tempos do subjuntivo com expressões que indicam valorização
- “Pretérito pluscuamperfecto” do subjuntivo
- Orações concessivas
- Orações condicionais
- Orações adversativas
- Orações causais
- Orações temporais
- O gerúndio
- O futuro perfeito
- Discurso indireto
- A passiva reflexiva
- O modo nas orações relativas
- O subjuntivo com verbos de câmbio
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos de espanhol, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais.
ABORDAGEM E METODOLOGIA
Aulas presenciais e também via Skype.
No início é efetuado um teste de nível da língua que se pretende estudar. Depois de se aferir o nível, adapta-se o programa às suas necessidades.
A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.
Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).
O professor é sempre bilingue ou nativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:
- Domínio dos assuntos
- Uso de vocabulário
- Fonética/pronunciação
- Progressão
- Participação/motivação
- Trabalhos extras
- Leitura
- Compreensão oral
- Escrita
- Gramática
- Testes de avaliação
De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.
No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.