Com base no nível introdutório anterior, o nível A2 de espanhol da ILA vai começar imediatamente a expandir o seu vocabulário, através de novos elementos de gramática, e introduzir uma estrutura de frases mais complexas e componentes de conversação que vão fazer com que se sinta muito mais confortável e muito mais confiante sobre o seu espanhol, quase de imediato.
A gramática é muitas vezes uma das coisas mais difíceis e que nos dão a volta à cabeça, quando se está a começar a estudar uma língua pela primeira vez. Existe muita complexidade nas regras gramaticais (especialmente quando são ensinadas da forma mais tradicional), e verdade seja dita, a maioria das pessoas não percebem plenamente as regras gramaticais por detrás de sua própria língua – apesar de a terem falado toda a vida!
Ao estudar os blocos de construção fundamentais da língua, como por exemplo a gramática do nível anterior, e ao ir aprendendo e construindo as suas bases através dos novos elementos do nível A2, vai estar a preparar-se para o seu sucesso na língua espanhola, sem esforço, a partir de agora.
Já não se vai sentir como se estas regras gramaticais fossem elementos completamente estranhos, e não se vai sentir como se não tivesse ideia do que está a acontecer por detrás das frases que escrever, ler, ou disser em espanhol. Em vez disso, vai ter muito mais confiança nas suas capacidades para lidar com o espanhol – e enquanto não for fluente em espanhol, será capaz de analisar conversas, entender notas e mensagens simples, e falar numa linguagem simples e clara sobre tópicos com que está familiarizado.
Outra grande parte dos módulos do nível A2 de espanhol, consiste em garantir que o seu banco de vocabulário é tão completo com termos e tópicos do dia a dia quanto humanamente possível. O seu vocabulário vai continuar a crescer enquanto aprende mais e mais espanhol (e vai crescer quanto mais depressa e quanto mais mergulhar nesta língua). Mas, o seu crescimento neste nível A2 vai muito maior do que no nível A1.
Quando terminar o módulo de Nível A2, vai ter muita confiança na leitura, na escrita e língua espanhola com uma forma simples e clara. Pode ainda não ser capaz de assegurar os tipos de conversas em espanhol que tem com as outras pessoas da sua língua nativa, mas irá sentir que é muito mais fácil ouvir as pessoas de língua espanhola (especialmente se falarem um pouco mais devagar e responderem a algumas das suas perguntas) e estará muito mais perto da fluência do que antes.
Para além disso, não terá dificuldade em encontrar a informação que está à procura nos anúncios, menus ou horários em espanhol, e a maior parte dos textos mais comuns que são tão prevalentes no nosso dia-a-dia. Ao concluir o módulo de nível A2, vai sentir-se muito mais confiante com as suas capacidades na língua espanhola em geral – especialmente quando se trata de uma imersão na cultura de língua espanhola.
Os módulos que se seguem vão ter como base, este nível e o nível A1. O método ILA fará com que evolua rapidamente através das aulas de espanhol, chegando à fluência muito mais depressa do que conseguiria de outra forma graças à abordagem estratégica e sistemática que é adotada.
No entanto, lembre-se que é necessário gastar tempo com estes módulos fundamentais. Não é conveniente criar atalhos para o seu sucesso ou impedir o seu progresso na aprendizagem do espanhol, por passar pelos blocos de base de forma apressada num esforço para se aproximar da linha de chegada. Aqui, vai acabar por fazer o oposto: aprender de uma forma sustentada e consolidada!
EMPRESAS Espanhol A2
RESUMO
Aprendizagem de espanhol básico e elementar para negócios, de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.
OBJECTIVO GERAL
- Reconhecer palavras e expressões simples relativas à identificação pessoal e família
- Compreender nomes conhecidos, palavras e frases simples
- Comunicar de forma básica sobre assuntos relativos a uma necessidade imediata
- Utilizar expressões e frases simples para descrever o local de residência e pessoas
- Escrever textos curtos, preencher uma ficha com dados pessoais
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender o essencial de um texto simples, breve e claro relacionado com aspetos da vida quotidiana.
- Ser capaz de encontrar uma informação previsível concreta em textos simples de uso comum.
- Comunicar em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes. Participar numa conversa curta, sem ter de a alimentar.
- Utilizar frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal.
- Escreve textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana.
PROGRAMA DO CURSO
- Competências de comunicação e vocabulário
- Os números
- Países e nacionalidades
- Pessoas e família
- Apresentar-se a alguém e cumprimentar
- Local de trabalho e profissões, atividade da empresa
- Pequenos objetos pessoais e de trabalho
- Dar informação pessoal
- As horas, meses e estações do ano
- Fazer ou alterar uma marcação
- Entrevista de emprego
- Falar ao telefone
- Verificar emails e responder
- Vocabulário básico para viajar
- Fazer uma reserva num hotel ou num restaurante
- Pedir e dar indicações
- Descrever, de forma básica, um dia de trabalho
- Identificar um problema no trabalho
- Solicitar e dar informação sobre empresas: tipo de empresa, nacionalidade, número de empregados, local
- Expressar quantidades aproximadas
- Mostrar insegurança ou dúvida perante uma informação
- Expressar acordo ou desacordo perante uma proposta
- Falar do cargo ou função de alguém dentro da empresa
- Pedir informação sobre como e onde se pode obter um serviço
- Sequenciar ações e expressar frequência
- Falar de balanço e de resultados de uma empresa
- Gramática
- O género
- As conjugações dos verbos em ar, er, ir
- Verbos no presente do indicativo
- Artigos definidos e indefinidos
- Pronomes pessoais de sujeito
- Superlativos
- Quantificadores
- Pronomes relativos
- Presente do indicativo dos verbos irregulares
- Verbos reflexivos
- Forma impessoal com SE
- Pronomes de OD
- Preposições e advérbios de lugar
- “El pretérito perfecto”
- Os adjetivos e os graus
- Os comparativos
- Posição do pronome
- Interrogativos
- A negação
- Verbos reflexivos
- Pretérito indefinido
- As preposições
- Os comparativos
- Pronomes possessivos
- O gerúndio, formas regulares e irregulares
- O condicional
- “El pretérito perfecto”
- Pronomes pessoais de OD
- Formas impessoais com SE
- “El pretérito perfecto y pretérito indefinido”
- “El pretérito imperfecto”
- “El pretérito indefinido y el imperfecto”
- Marcadores temporais para relatar factos
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a pessoas que desejem aprender espanhol, por motivos pessoais, mas especialmente por motivos profissionais.
ABORDAGEM E METODOLOGIA
Aulas presenciais nas empresas ou na nossa escola e também via Skype.
A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.
Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).
O professor é sempre bilingue ou nativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:
- Domínio dos assuntos
- Uso de vocabulário
- Fonética/pronunciação
- Progressão
- Participação/motivação
- Trabalhos extras
- Leitura
- Compreensão oral
- Escrita
- Gramática
- Testes de avaliação
De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.
No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.
GERAL Espanhol A2
RESUMO
Aprendizagem de espanhol elementar de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.
OBJECTIVO GERAL
- Compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente.
- Compreender/e ler anúncios/mensagens simples, curtas e claras.
- Comunicar em situações simples do dia a dia.
- Escrever notas e mensagens curtas e simples, sobre assuntos de necessidade imediata.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Ser capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata. Por exemplo informações pessoais e familiares simples, compras e meio circundante.
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assuntos familiares e habituais
- Descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e referir assuntos relacionados com necessidades imediatas
PROGRAMA DO CURSO
- Competências de comunicação e vocabulário
- Falar sobre hábitos e dificuldades
- Descrever sentimentos
- Fazer perguntas e responder sobre motivações
- Reportar e relatar acontecimentos passados
- Expressar gostos e preferências
- Descrever o interior de uma casa
- Fazer comparações
- Expressar coincidências
- Situar objetos no espaço
- Descrever objetos
- Lidar com situações: convites, apresentações, cumprimentos e despedidas
- Pedir coisas, ações ou favores
- Dar e pedir permissão
- Pedir desculpa e dar justificações
- Falar sobre atividades de tempo livre
- Falar sobre agendamentos
- Descrever lugares
- Falar sobre intenções e projetos
- Sabores e hábitos alimentares
- Explicar como cozinhar uma refeição
- Falar sobre experiências e valorizá-las
- Avaliar pessoas e coisas
- Expressar vontade de fazer alguma coisa
- Dar conselhos
- Falar sobre estados de espírito e emoções
- Descrever a dor, sintomas e doenças
- Falar sobre hábitos, tradições e circunstâncias no passado
- Argumentar e debater
- Gramática
- Verbos regulares e irregulares no presente
- Verbos reflexivos
- Pretérito indefinido
- Marcadores temporais para o passado e presente
- As preposições
- Os comparativos
- Pronomes possessivos
- O gerúndio, formas regulares e irregulares
- O condicional
- “El pretérito perfecto”
- Pronomes pessoais de OD
- Formas impessoais com SE
- “El pretérito perfecto y pretérito indefinido”
- Formas e usos do imperativo afirmativo
- “El pretérito imperfecto”
- Formas irregulares do pretérito indefinido
- “El pretérito indefinido y el imperfecto”
- Marcadores temporais para relatar factos
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos de espanhol, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais.
ABORDAGEM E METODOLOGIA
Aulas presenciais e também via Skype.
No início é efetuado um teste de nível da língua que se pretende estudar. Depois de se aferir o nível, adapta-se o programa às suas necessidades.
A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.
Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).
O professor é sempre bilingue ou nativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:
- Domínio dos assuntos
- Uso de vocabulário
- Fonética/pronunciação
- Progressão
- Participação/motivação
- Trabalhos extras
- Leitura
- Compreensão oral
- Escrita
- Gramática
- Testes de avaliação
De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.
No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.