Todos os níveis anteriores de aprendizagem da língua espanhola, da ILA, foram conduzindo a este, Espanhol de nível C1.
Neste ponto no tempo, já deverá dominar todos os fundamentos da língua espanhola, bem como a esmagadora maioria das complexidades, rasteiras e novidades da língua.
De agora em diante, não deverá ter quaisquer restrições de qualquer natureza sobre o que gostaria de dizer, o que gostaria de expressar, ou o que gostaria de transmitir aos outros indivíduos de língua espanhola – através de palavras ou através de texto – e não terá qualquer dificuldade em adaptar-se às conversas em tempo real, independentemente do caminho onde essas conversas possam levar.
Este é também o ponto no tempo em que os erros cometidos com o espanhol são muito, muito raros. Vai expressar-se sem esforço e da mesma forma que se expressa na sua língua nativa, e não vai ter qualquer problema na compreensão de textos mais longos e abstratos, e também na compreensão de temas e ideias com que pode não ter tido experiência no passado.
Agora é mais fácil perceber o significado – o significado explícito ou o significado implícito – das mensagens, e o seu espanhol já não vai ficar confinado com o tipo mais empolado de discurso a que os estudantes da língua são quase sempre confrontados em primeiro lugar.
A gíria vai ser introduzida, o seu vocabulário vai ser expandido, e a quantidade de tempo que vai demorar a pensar nas palavras certas ou pensar sobre a gramática correta vai reduzir para quase nada. Vai ser capaz de conversar quase em piloto automático quando completar o nível C1, pensar e até mesmo sonhar em espanhol sem qualquer dificuldade – e às vezes sem perceber mesmo que que o está a fazer!
Uma grande vantagem de avançar através do nível C1 é a capacidade de realmente lapidar as competências que desenvolveu ao longo do curso de espanhol ILA. Deverá sentir-se totalmente confiante, por si próprio, num ambiente espanhol tanto academicamente, como profissionalmente, assim como socialmente.
Quem for viajar por partes do mundo em que se fale espanhol e que tenham concluído com êxito o nível C1, não irão problema algum em se expressar, comunicar com indivíduos nativos de língua espanhola, e, geralmente, “misturam-se” bem sem serem atraiçoados, como alguém que estudou essa língua mais tarde na vida.
A capacidade de transmitir os pensamentos, emoções, ideias e opiniões em palavras espanholas também surgirá muito naturalmente. Na altura em que terminar o nível C1, irá ser capaz de ler e escrever com fluência completa em espanhol, escrevendo textos detalhados, perfeitamente estruturados e complexos em relação a toda uma série de temas sem qualquer problema.
Na altura em que terminar este nível, irá ter o domínio total e completo sobre o idioma, o mesmo tipo de controlo total e completo que os falantes nativos de espanhol também têm. De tempos a tempos, poderão aparecer elementos do vocabulário que não conhecia (assim como na sua língua nativa), mas devido ao seu domínio do espanhol, não terá nenhuma dificuldade em descobrir o seu significado e adicioná-lo ao seu banco de vocabulário para poder recorrer no futuro.
Este é o nível em que se vai sentir mais à vontade na língua espanhola. A sua capacidade de desenvolver as suas competências em espanhol vai acontecer por si próprio. Isso acontece graças à base sólida que conseguiu com o seu trabalho aplicado anteriormente nos outros níveis que já passou na ILA.
EMPRESAS Espanhol C1
RESUMO
OBJECTIVO GERAL
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
PROGRAMA DO CURSO
DESTINATÁRIOS
ABORDAGEM E METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
GERAL Espanhol C1
RESUMO
Aprendizagem de espanhol avançado de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.
OBJECTIVO GERAL
- Compreender exposições longas.
- Compreender programas de televisão e filmes sem dificuldade.
- Compreender textos longos e complexos.
- comunicar de forma fluente, flexível e eficaz.
- Apresentar descrições claras e pormenorizadas sobre temas complexos.
- Escrever de forma clara e bem estruturada com algum grau de complexidade.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
- Exprimir-se de forma fluente e espontânea sem demorar a encontrar as palavras mais adequadas.
- Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
- Exprimir-se de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, articulação e coesão do discurso.
PROGRAMA DO CURSO
- Competências de comunicação e vocabulário
- Falar sobre carater e competências
- Falar sobre gostos e preferências
- Convidar, fazer propostas e sugestões para os tempos livres, aceitar e recusar
- Falar sobre assuntos de moda
- Falar sobre empregos e processo de seleção
- Expressar acordo e desacordo
- Perceber menus sofisticados
- Apresentar e avaliar uma refeição
- Falar sobre problemas do ambiente
- Expressar alívio, esperança e resignação
- Falar sobre lugares do mundo
- Corrigir uma afirmação
- Pedir e dar confirmação
- Expressar preferências
- Fazer recomendações
- Oferecer ajuda, alegrar e dar conforto
- Falar sobre preferências estéticas
- Fazer uma negociação
- Usar estratégias para iniciar, manter e terminar uma conversação
- Reforçar opiniões negativas e positivas
- Contar uma história literária
- Expressar objeção, surpresa e estranheza
- Expressar probabilidade e incerteza
- Expressões para mostrar alegria, tristeza, aborrecimento ou medo
- Gramática
- Revisão da matéria dada nos níveis anteriores, quando necessário
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos de espanhol, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais.
ABORDAGEM E METODOLOGIA
Aulas presenciais e também via Skype.
No início é efetuado um teste de nível da língua que se pretende estudar. Depois de se aferir o nível, adapta-se o programa às suas necessidades.
A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.
Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).
O professor é sempre bilingue ou nativo.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:
- Domínio dos assuntos
- Uso de vocabulário
- Fonética/pronunciação
- Progressão
- Participação/motivação
- Trabalhos extras
- Leitura
- Compreensão oral
- Escrita
- Gramática
- Testes de avaliação
De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.
No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.