As vantagens da formação de colaboradores são atualmente bastante óbvias para qualquer empresa. A necessidade de reciclar conhecimentos, de se atualizar, de tomar contacto com novas realidades legislativas, novas tecnologias necessárias para a concretização de resultados, ou até novos idiomas para lidar com novos mercados, são bastante evidentes numa sociedade em mudança acelerada. Relembremos algumas das principais vantagens da formação de colaboradores para as empresas.
- Crescimento da produtividade
Não há que esconder que o primeiro objetivo da empresa deve ser o aumento da produtividade. A formação leva a que os colaboradores se tornem mais autónomos, capazes de tomar iniciativas, menos dependentes de ajuda ou de supervisão; que se tornem mais capazes de apresentar soluções em vez de, simplesmente, reportar problemas. A empresa que aposta na formação aposta nos seus próprios resultados.
- Motivação dos colaboradores
A frequência de sessões de formação é uma ocasião para os colaboradores saírem um pouco do seu quotidiano, exercitarem as suas capacidades intelectuais e recordarem-se de que são elementos ativos de uma organização e da sociedade, e não meros números ao serviço de uma estratégia de resultados imediatos. Mas atenção: é importante que o tema da formação seja do seu interesse e que resulte num benefício prático, a curto ou médio prazo, para o seu trabalho. Caso contrário, este aspeto da motivação será posto em causa.
- Trabalho de equipa
Quando cada um dos colaboradores está mais capacitado para atuar a nível individual, é logicamente o trabalho em equipa que sairá reforçado. Os episódios em que um colaborador terá de “reparar” o erro ou a insuficiência de outro serão mais raros; será mais fácil criar laços de boa vontade e empatia nas equipas se cada um estiver mais apto para os desafios que surgem diariamente.
- Satisfação dos clientes
Este é um subproduto evidente do investimento na formação. Independentemente de o tema versar a melhoria de procedimentos internos ou atividades que visem o relacionamento direto com o cliente, como as vendas ou os procedimentos pós-venda, uma equipa com formação estará mais bem preparada para resolver problemas, enfrentar obstáculos e, em última análise, para servir o cliente. Inevitavelmente, os clientes da sua empresa acabarão por receber os benefícios de um serviço melhor e mais eficiente.
- Relação entre empresa e colaboradores
Em última análise, e tendo em conta o foco, o interesse e a necessidade de uma determinada ação de formação, é a relação entre a empresa e os colaboradores que tende a sair reforçada a longo prazo. Os colaboradores tenderão a sentir-se reconhecidos, a sentir que são tratados como pessoas, como elementos válidos de uma equipa que se preocupa com os seus interesses, e não meramente como um recurso a explorar. Sabendo que nenhuma organização prospera sem uma equipa motivada para dar o seu máximo, este acaba por ser também um fator fundamental entre as vantagens da formação de colaboradores, ainda que numa perspetiva de longo prazo.
Formação em línguas
Muitos profissionais e empresários descartam a formação em línguas por não acreditarem que seja possível melhorar os que as pessoas trouxeram da escola ou de experiências anteriores em contacto com a língua estrangeira (a nível pessoal, profissional, etc.). É um erro, pois trata-se de uma competência capaz de ser melhorada como qualquer outra. Principalmente porque, a nível profissional, o contexto técnico e específico de um setor económico ou de atividade, no qual se utiliza uma língua estrangeira, é muito mais fácil de ser trabalhado do que no ensino, quando se pretende que o aluno caminhe para uma compreensão global do idioma de uma forma alargada.
Assim, as vantagens da formação de colaboradores aplicam-se perfeitamente ao ensino de línguas. Seja no turismo, no comércio internacional ou em qualquer outra atividade onde seja necessária uma interação frequente com clientes, parceiros ou fornecedores estrangeiros, é importante que os colaboradores consigam assegurar um alto nível de eficácia na compreensão e na comunicação das questões essenciais do dia a dia. A formação é a chave para alcançar esses objetivos.