De acordo com o estabelecido no Código do Trabalho, por lei, todas as empresas deverão obrigatoriamente investir na formação dos seus colaboradores. Esta formação obrigatória deverá ter um caráter contínuo, e proporcionará um mínimo de trinta e cinco horas de formação anual a cada trabalhador, a ser ministrada a pelo menos dez por cento dos funcionários da empresa.
Antes de qualquer outra razão, a própria lei já obriga as empresas a investir na formação dos seus colaboradores. O não cumprimento destas regras poderá levar a contraordenações graves e implica que o colaborador seja compensado.
Este é um dever das empresas mas que, ao contrário do que possa parecer inicialmente, acaba por se transformar numa mais-valia para as mesmas. A formação de colaboradores por parte das empresas é algo que traz benefícios para todas as partes envolvidas.
Cinco razões para uma empresa investir na formação dos seus colaboradores
Aumento da produtividade dos colaboradores
São muitas e variadas as formas como o funcionário de uma empresa desperdiça tempo útil em tarefas mal efetuadas ou desnecessárias, ou com a ausência de uma estratégia de organização e otimização do tempo de trabalho.
Um trabalhador pode estar a tentar realizar as tarefas da melhor forma que sabe, mas os seus conhecimentos podem não ser suficientes nem os mais adequados. É aqui que a formação contínua, proporcionada por bons profissionais, pode fazer toda a diferença.
Pode reduzir-se o tempo utilizado na realização das tarefas e ao mesmo tempo aumentar a qualidade do resultado final. Isto potencia a rentabilidade e produtividade de cada funcionário, o que é uma vantagem para o próprio e também para a empresa.
Atualização dos conhecimentos
O mundo das empresas e dos negócios proporciona um desafio constante para quem se quer manter competitivo na sua área específica.
A tecnologia, as mudanças nas leis, as inovações e atuações de empresas concorrentes, são tudo facetas diversas que criam uma necessidade contínua de atualização de conhecimentos.
Se uma empresa investir na formação dos seus colaboradores para os manter a par de todas estas mudanças, será capaz de se ajustar às mesmas, mantendo ou mesmo aumentando o seu nível de competitividade, e aumentando assim a sua força no mercado.
A formação proporciona aos colaboradores de uma empresa a possibilidade de ganharem conhecimentos que os mantêm atualizados e eficientes nas suas funções.
Fazer a diferença para as empresas concorrentes
A formação contínua dos colaboradores de uma empresa pode ser o pilar fundamental para que esta se diferencie de forma positiva das restantes empresas do seu ramo. Para além de dotar o colaborador de ferramentas e conhecimentos para otimizar a sua produtividade e rendimento no local de trabalho, irá dar-lhe também uma sensação de valorização pessoal, que com certeza terá o seu efeito se algum dia receber uma proposta de outra empresa ou se estiver a ponderar sair da empresa atual.
Um funcionário que se sente valorizado tem tendência a querer retribuir à sua empresa o investimento nele feito, e será cada vez melhor no seu trabalho, visto possuir os conhecimentos para tal e também por estar motivado para o fazer. Além disso estará integrado numa equipa mais forte e coesa, com melhores índices de produtividade, servindo esta coesão como estímulo adicional para cada indivíduo.
Renovação e inovação – a criatividade como ferramenta de desenvolvimento e progresso
A aquisição de novos conhecimentos e competências promove a criatividade do indivíduo. Quando uma empresa decideinvestir na formação dos seus colaboradores, está a dar-lhes as ferramentas para potenciar essa criatividade e, tão ou mais importante, para a colocar ao serviço da empresa de forma produtiva e lucrativa.