Francês C1

Início/Francês/Francês C1

Após a conclusão do francês de nível C1 do curso de formação de línguas da ILA, vai ter um domínio quase completo da língua francesa, sem qualquer restrição sobre a mensagem que gostaria de transmitir, o que gostaria de escrever, ouvir ou ler numa conversa em qualquer região onde se fale a língua francesa.

A esmagadora maioria dos alunos que concluírem com êxito o programa de francês de nível C1, não vai ter qualquer dificuldade em manter uma conversa com falantes nativos de francês. Muito raramente (ou nunca) cometerá erros ao expressar-se, e terá zero dificuldades na compreensão e interpretação de textos longos ou longas conversas completamente em francês.

Por incrível que pareça, quando completar com sucesso o programa de nível C1, também irá ser considerado um falante fluente nesta língua. Não fará mais pausas para parar a pensar como responder, não terá de procurar mais na sua base de dados de vocabulário ativo, a palavra certa no momento certo, e não terá mais hesitações quando se tratar de transmitir imediatamente o seu ponto de vista.

Em vez disso, vai ser capaz de responder quase em piloto automático, da mesma maneira que faria se estivesse a responder ou a conversar na sua língua nativa. Vai ser capaz de pensar em francês, mesmo em francês, conversar em francês, e – de acordo com alguns alunos – vai mesmo começar a sonhar em francês!

Não só será capaz de usar as suas novas competências na língua francesa num ambiente social, mas as suas novas competências linguísticas em francês também vão ser sólidas o suficiente para ambientes profissionais e académicos. Não terá mais preocupações com bloqueios da língua quando se tratar de conversar em francês com colegas de trabalho ou outros contactos, e pode sentir-se completamente livre para se expressar totalmente em francês, mesmo num ambiente académico.

A capacidade de escrever em francês corretamente também vai surgir facilmente quando concluir com êxito o francês de nível C1 do programa da ILA. Já não vai ter dificuldade para escrever de uma forma longa, e não terá de se preocupar novamente sobre alguma dificuldade em descrever-se a si próprio ou os seus pensamentos em francês, enquanto está a delinear um assunto ou tema detalhado, estruturado e complexo na língua francesa.

Sejam trabalhos de doutoramento ou mensagens de texto, tudo vai estar sob o seu comando. Isto vai permite-lhe mover-se facilmente na abordagem mais “adequada” na língua francesa que é tão importante no mundo académico e no mundo profissional, bem como no mundo social e vai poder utilizar a gíria e a gramática de uma forma flexível, o que pode ser mais desafiador para aqueles que não estão totalmente imersos em sociedades de língua francesa.

No final, depois de concluir o programa de francês de nível C1, terá o controlo total desta língua da mesma maneira que controla a sua língua nativa.

Ainda pode haver momentos em que se vai deparar com novos elementos da língua com que não está familiarizado (tipos de “oração”, vocabulário ou palavreado que não é tão frequente em Inglês ou qualquer outra língua nativa), mas como domina a língua francesa, vai ser capaz de analisar o seu significado, sem dificuldade – e será capaz de acrescentar um novo elemento de vocabulário ao seu “arquivo” de conhecimentos para usar mais tarde.

A única coisa que ainda não vai dominar depois de concluir este nível de aprendizagem da língua, é o sotaque regional ou dialeto nativo francês se for viajar para determinadas áreas.

GERAL Francês C1

RESUMO

Aprendizagem de francês avançado de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.

OBJECTIVO GERAL

  • Compreender exposições longas.
  • Compreender programas de televisão e filmes sem dificuldade.
  • Compreender textos longos e complexos.
  • comunicar de forma fluente, flexível e eficaz.
  • Apresentar descrições claras e pormenorizadas sobre temas complexos.
  • Escrever de forma clara e bem estruturada com algum grau de complexidade.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
  • Exprimir-se de forma fluente e espontânea sem demorar a encontrar as palavras mais adequadas.
  • Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
  • Exprimir-se de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, articulação e coesão do discurso.

PROGRAMA DO CURSO

  • Vocabulário
    • Fazer comentários sobre dados estatísticos
    • Comparar textos diferentes sobre informação estatística
    • Vocabulário relacionado com as novas tecnologias e números
    • Comparar documentos sociológicos
    • Analisar documentos provocatórios
    • Vocabulário relacionado com a família e a educação
    • Vocabulário relacionado com as condições de trabalho
    • Descodificar referências e mensagens implícitas num texto
    • Analisar um discurso político
    • Escrever um discurso
    • Reorganizar informação
    • Escrever uma síntese
    • Analisar um texto literário – narrativo e descritivo
    • Discutir temas: felicidade, ciência, saúde, etc.
  • Gramática
    • Revisão da gramática dos níveis anteriores quando necessário

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos de francês, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais.

ABORDAGEM E METODOLOGIA

Aulas presenciais e também via Skype.

No início é efetuado um teste de nível da língua que se pretende estudar. Depois de se aferir o nível, adapta-se o programa às suas necessidades.

A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.

Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).

O professor é sempre bilingue ou nativo.

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:

  • Domínio dos assuntos
  • Uso de vocabulário
  • Fonética/pronunciação
  • Progressão
  • Participação/motivação
  • Trabalhos extras
  • Leitura
  • Compreensão oral
  • Escrita
  • Gramática
  • Testes de avaliação

De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.

No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.

    MAIS INFORMAÇÕES:

    Go to Top