Portuguese B2

Início/Português/Portuguese B2

As coisas começam a ficar realmente divertidas e emocionantes com a língua portuguesa quando se chega ao nível B2.

Isto é verdade quando chega a altura em que já pode brincar com estruturas de frases e de idioma muito mais complexas, em que já tem “uma base de dados” de vocabulário, e já deverá ter zero problemas mesmo com a gramática mais obscura ou com alguns elementos “novos” que forem surgindo.

Alguns alunos que entram no programa do nível B2 pela primeira vez, ainda vão achar os componentes de texto e diálogo um pouco difíceis, só porque são muito mais complexos do que os módulos anteriores do português da ILA. No entanto, isto é intencional para obrigar a um esforço na forma como vai lidar com o português, e poder atingir o mais possível, a fluência funcional.

Este nível vai ser um pouco desafiador, com certeza – mas, ao mesmo tempo, vai ser muito gratificante, ver a forma como se vai mover através dos diferentes componentes e descobrir que tem uma compreensão muito mais firme do português do que pode ter pensado antes de ter começado o nível B2.

Durante e no final do nível B2, irá ser desafiado a elaborar textos e descrições detalhadas sobre uma grande variedade de temas, temas acerca dos quais não precisa de ter um mundo de experiências e temas que vão desafiar ainda mais o seu vocabulário. Isto, com o propósito de expandir a sua base de vocabulário, mas também para o ajudar a mostrar como chegou tão longe na língua portuguesa, motivando-o e levando-o a crescer, mesmo quando já construiu uma base sólida de conhecimentos.

Vai ter também a oportunidade de interagir com verdadeira espontaneidade quando se trata de conversas com falantes nativos portugueses. Este é o auge da aprendizagem da língua portuguesa – ser capaz de conversar sem qualquer dor de cabeça ou problemas, sem quaisquer entraves, e sem ficar nervoso acerca do seu domínio da língua – e enquanto alguns aspetos da sua conversação em português podem permanecer pouco perfeitos, enquanto vai adquirindo conhecimentos no nível B2 de português, vai estar muito mais perto da fluência do que antes.

Claro que também irá ter uma melhor compreensão dos filmes, músicas, programas de TV e meios de comunicação produzidos em português. Isto é, quando começar a entender obras literárias, quando começar a ter a capacidade de ler relatórios sobre uma variedade de tópicos diferentes, e não tiver nenhuma dificuldade em compreender exatamente o que estiver a ser transmitido nas notícias ou nos programas de televisão e filmes a que estiver a assistir.

A capacidade de conversar com falantes nativos portugueses é agora um ponto de viragem. O seu Português fluirá sem muito esforço numa conversa, e quando vier a ter um momento difícil com algum vocabulário a que não tenha sido exposto no passado, o seu domínio do idioma irá ajudá-lo a “preencher os espaços em branco” através do contexto da conversa que estiver a ter.

Com o ensino da ILA, esta é a fase em que o crescimento do vocabulário começa a acelerar ainda mais rápido, quase sem esforço, porque já criou e consolidou muitos conhecimentos. Através da sua compreensão do contexto no discurso coloquial vai ser capaz de ouvir, aprender e modificar o seu português na hora, movendo-se muito perto da fluência em português.

Pode não ser completamente fluente em português quando terminar o português de nível B2, mas a fluência completa não está muito longe.

GERAL Portuguese B2

RESUMO

Aprendizagem de português intermédio alto de uma forma eficaz nas diferentes vertentes da língua.

OBJECTIVO GERAL

  • Ler e perceber a maior parte das notícias nos meios de comunicação.
  • Conversar com fluência e espontaneidade.
  • Tomar parte ativa numa discussão em contextos conhecidos.
  • Falar de forma clara e pormenorizada sobre assuntos relacionados com áreas de interesse.
  • Falar sobre vantagens e desvantagens de determinada opção.
  • Escrever um texto claro e pormenorizado sobre assuntos de interesse.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
  • Comunicar com um certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes nativos.
  • Ser capaz de se exprimir de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade sabendo argumentar sobre as vantagens e desvantagens de várias possibilidades.

PROGRAMA DO CURSO

  • Vocabulário
    • Identificação
    • Como nos vemos e como nos vêm os outros
    • Figuras e imagens/símbolos dos portugueses
    • Tempo livre e qualidade de vida
    • Férias
    • Alimentação saudável e estar em forma
    • Ser otimista
    • Pegada ecológica e preservação ambiental
    • Globalização vs. direito à diferença
    • Hábitos de consumo e direitos do consumidor
    • Evolução tecnológica
    • Os meios de comunicação e a sua evolução
    • Hábitos de leitura
    • O mundo digital
    • Diversidade linguística
    • Profissões
    • Mudança de vida
    • Anúncios e entrevistas

 

  • Gramática
    • Tempos e modos verbais
    • Verbos com preposições
    • Substantivo e adjetivo
    • Famílias de palavras
    • Antónimos
    • Pretérito Mais-que-perfeito do conjuntivo simples e composto
    • Expressão da condição
    • Palavras homófonas
    • Preposições
    • Tempos e modos verbais
    • Voz passiva
    • Plural de palavras compostas
    • Palavras homónimas
    • Antónimos com prefixo
    • Pronomes relativos variáveis
    • Conjunções e locuções conjuncionais
    • Perifrásticas
    • Verbos com preposições
    • Futuro perfeito e futuro imperfeito do indicativo
    • Futuro perfeito do conjuntivo
    • Expressão de futuro
    • Palavras parónimas
    • Preposições e locuções prepositivas
    • Construções concessivas, finais e causais
    • Formação de palavras com sufixação
    • Gerúndio simples e composto
    • Estrangeirismos

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a pessoas que desejem aprofundar os seus conhecimentos de português, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais.

ABORDAGEM E METODOLOGIA

Aulas presenciais e também via Skype.

No início é efetuado um teste de nível da língua que se pretende estudar. Depois de se aferir o nível, adapta-se o programa às suas necessidades.

A duração das aulas depende da disponibilidade dos formandos.

Durante o curso são utilizados diferentes recursos tendo-se sempre como base a componente prática (casos práticos, role play, vídeos, áudios, jogos, etc).

O professor é sempre bilingue ou nativo.

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, ao longo das sessões de formação o formador vai avaliando os formandos relativamente aos seguintes parâmetros:

  • Domínio dos assuntos
  • Uso de vocabulário
  • Fonética/pronunciação
  • Progressão
  • Participação/motivação
  • Trabalhos extras
  • Leitura
  • Compreensão oral
  • Escrita
  • Gramática
  • Testes de avaliação

De 20 em 20 horas, são avaliados os conhecimentos e a progressão dos formandos, com um teste escrito e oral. Na mesma altura, os formandos fazem também a avaliação do formador.

No final da formação será entregue o relatório de avaliação final para cada formando e um certificado.

    MAIS INFORMAÇÕES:

    Go to Top