Com a globalização, as fronteiras quase deixaram de existir e o intercâmbio de pessoas, bens e serviços, passou a ser uma realidade. As empresas passaram a internacionalizar-se com mais facilidade e a necessidade de mobilizar quadros para outros países é frequente.
Especialmente na Europa, com a abertura das fronteiras, é normal encontrarmos numa empresa, pessoas de várias nacionalidades. Normalmente o inglês é a língua que todos têm de saber para comunicar para questões de trabalho ou para socializar com os colegas. Isto só é possível com um conhecimento bastante razoável de Inglês.
Este ambiente multicultural é benéfico para quem trabalha neste tipo de empresas, por várias razões: é enriquecedor conhecer pessoas com traços culturais muitas vezes diferentes dos nossos; a forma de trabalhar, os processos dentro da empresa são também muitas vezes diferentes; aumenta-se a rede de contactos; discutem-se outras ideias, etc.
São muitas as vantagens, mas isto só é possível se soubermos falar outra língua.
Mas nem tudo são vantagens! Este ambiente multicultural também pode trazer problemas no dia a dia. Se não existir um domínio da língua comum, tanto na conversação como na escrita (por exemplo, um email), podem gerar-se erros de interpretação que podem causar problemas com as chefias, dar uma má imagem da empresa ou gerar mau ambiente entre colegas. É preciso ter cuidado quando se fala sobre outro país, a forma de cumprimentar, o protocolo, o comportamento e o que se diz durante uma negociação.
É, portanto, fundamental ter um bom nível da língua falada na empresa onde se trabalha ou onde se quer trabalhar. Ir a uma entrevista de emprego com um nível baixo da língua em questão, pode por em risco a contratação.
O enfoque principal da AGILE TRAINING são as empresas e é muito curioso ver as diferentes nacionalidades dos trabalhadores. Para além dos cursos de inglês que temos ministrado aos trabalhadores portugueses, também temos dado muitos cursos de português para estrangeiros. Mesmo que o inglês seja a língua oficial das empresas, como os trabalhadores estrangeiros ficam a viver em Portugal precisam de saber comunicar em português para as coisas básicas do dia a dia, como por exemplo, ir às compras ou pedir indicações.
Muitas empresas, têm escolhido Portugal para instalarem os seus call centres. Este é um bom exemplo dos ambientes multiculturais. Um dos grandes call centres no nosso país, é nosso cliente e nos cursos que damos na empresa temos alunos de todos os países. A maior parte, comunica na sua língua mãe, mas depois é necessário falar com as chefias e socializar com os colegas e o inglês nem sempre está no melhor nível.
Devido aos negócios que Portugal tem com Espanha, o espanhol tem também sido muito solicitado. Depois o francês, nalguns casos porque as empresas têm negócios em países de língua francesa ou porque há trabalhadores franceses e os Recursos Humanos decidem que para fazer a sua integração, devem poder falar com os colegas.
Numa carreira profissional ou numa candidatura a um emprego, um bom conhecimento de uma segunda língua, podem ser um fator crítico de sucesso para mudar a sua vida.